Quem Disse Que os Homens Não Sabem Cozinhar?

Eu, de facto, não sei cozinhar, excepção feita a duas ou três iguarias que faço, modéstia à parte, muito bem. Esta é uma delas: Caril de Soja com Courgettes! Escusam de vir daí o Ramsay, o Stanisic, ou o Sá Pessoa, dizer que não é bem assim, porque não terão a mínima hipótese! Até um puto de 12 anos faz um bitoque melhor do que eu, mas no que diz respeito a este prato, bato-me com os melhores chefs do planeta.

Pois então, se não sou bom cozinheiro, nem vegetariano, por que raio haveria de saber fazer esta mixórdia? A verdade é que não faço a mínima ideia… Mas também é verdade que corre sempre (ou quase sempre) bem. E o mais extraordinário é que a receita é da minha autoria! Um dia tentei copiar um caril de courgettes que comi num restaurante vegetariano. Até comprei o livro de receitas. Mas a meio da confecção, decidi juntar-lhe seitã. Só ao fim de umas quantas experiências é que substitui a seitã pela soja.

Vou passar-vos então o segredo da minha iguaria. O problema é que faço quase tudo a olho e, como tal, nunca sei as quantidades exactas.

Ora aqui vai:

Primeiro, colocar a soja desidratada de molho, num recipiente com água, durante meia hora ou 45 minutos. Uns 200 gramas devem chegar. A soja vai absorver a água e inchar. Depois, fazer uma sopa daquelas de pacote, que seja pouco espessa. A minha preferida é a Sopa Primavera da Knorr. O seu liquido vai servir de molho. Enquanto a sopa se faz, deixar uma cebola picada a refugar em azeite, com um ou dois dentes de alho e sal a gosto.

Quando o refugado estiver bem apurado, adicionar dois ou três tomates muito maduros, ou uma lata de tomate pelado das pequenas. Esmagar e mexer tudo. Deixar cozer um pouco em lume brando e com a panela tapada para ganhar molho. Quando o tomate estiver bem desfeito, está na hora de juntar a soja, à qual deve ser previamente retirado o excesso de água. Adicionar depois uma ou duas colheres de chá, de açafrão das Índias e pimenta branca moída a gosto.

Curiosamente, estamos a fazer caril, sem nunca usar caril. Usamos sim o açafrão das Índias e a pimenta branca moída, que são dois dos principais componentes do caril.

Logo a seguir, juntamos o líquido da sopa. Eu, às vezes, verto-o quase todo para a panela, porque gosto de muito molho e porque o couscous, que juntaremos mais à frente, absorve quase tudo. Quando a soja começar a ficar cozida, juntamos então uma courgette, cortada às meias rodelas. Deixar cozer. Quando estiver no ponto, desligar o lume e deixar apurar.

O último passo é preparar o couscous (também pode ser arroz), que será o acompanhamento. Para fazer o couscous, basta levar um copo de água com sal a gosto e um pouco de azeite, ao micro-ondas, até iniciar fervura. Uns quatro minutos devem ser suficientes. Enquanto espera pela fervura, despeje cerca de 300 gramas de coucous numa tigela. Quando o conteúdo do copo colocado no micro-ondas, estiver a borbulhar, regue o couscous com esta mistura líquida, após o que deverá tapar a tigela com película aderente, de modo a não deixar passar oxigénio. Repousar durante cinco minutos. O couscous vai absorver o liquido e deve depois ser separado com um garfo, para ficar solto. Et voilá! Está pronto!

Sugiro que se sirva primeiro o couscous, de modo a que este cubra a superfície do prato. Depois, é despejar o caril de soja com courgettes, por cima!

A minha mulher diz que é o prato preferido dela. Talvez seja verdade. Mas eu acho que ela gosta mesmo é de deixar a cozinha por minha conta, enquanto relaxa no sofá.

Ingredientes (2-3 pessoas)

1 Sopa Primavera Knorr (ou outra qualquer que não seja muito espessa)

200g de soja

1 cebola picada

1 ou 2 dentes de alho

Azeite

Sal q.b.

1 ou 2 colheres de chá de açafrão das Índias

Pimenta branca moída, a gosto

2 ou 3 tomates muito maduros ou 400g de tomate pelado

1 courgette grande

300g couscous

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: