Homens de Barba Rija

O meu filho tem quatro anos. Já quase sabe nadar, já quase toca bateria, já quase escreve o nome dele sem ajuda, já se veste sozinho, já diz umas coisas em língua inglesa, já conduz o seu carro elétrico e já tem a carta de condução da Kidzânia. Ah!… Até já dorme!

Não sei muito bem quais eram as minhas habilidades aos quatro anos, mas acho que não se comparavam às do Afonso. E não pretendo com isto reclamar o estatuto de sobredotado para o meu filho, até porque os seus amiguinhos da sala dos 4 anos, lá do externato, têm tantas ou mais aptidões do que ele. Tão pequeninos, tão bochechudos e já são uns homens de barba rija.

Nos dias que correm, empurramos os nossos filhos para a vida desde muito tenra idade. Damos-lhes actividades, experiências e tecnologias. Mas estas ferramentas só valem a pena se pincelarmos tudo com amor, se lhes soubermos dizer “não” nas alturas certas e se lhes ensinarmos a responsabilidade. O Afonso há-de ser o que quiser ser. Espero que seja um vencedor. Espero que seja feliz. Espero conseguir ajudá-lo a trilhar esse caminho. E espero ter  a sabedoria suficiente para deixá-lo voar quando ele ganhar asas. É maravilhoso vê-los crescer. Ele está sempre a dizer que é um homem. E é. Por sinal, um de barba rija.

Written by Luís Maia

Luís Maia nasceu a 15 de Outubro de 1976, na Póvoa de Varzim. Licenciou-se em Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Em 1999 trocou um emprego em part-time, num call center, por um estágio remunerado somente com senhas de refeição, na redação da TVI. Iniciou aí uma carreira de repórter que o levou a produtoras como a Duvideo, Teresa Guilherme Produções e Comunicassom, para além do jornal 24 Horas e de estações como a TVI e a SIC. Entre 2008 e 2009 viveu em Angola, onde coordenou o entretenimento do primeiro canal privado daquele país, a TV Zimbo. Actualmente trabalha para a FremantleMedia, fazendo reportagens em directo no segmento de actualidade criminal, do programa Queridas Manhãs da SIC. É baterista reformado, ex-futuro jogador de poker. Mas é, sobretudo, marido, pai e, segundo consta, bom chefe de família.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: