As Camas de Pregos e o Sono das Crianças

O bebé é propenso a despertares nocturnos no fim de cada um dos seus ciclos de sono, que duram cerca de 45 minutos, enquanto os do adulto duram o dobro. É  como se a criança tivesse o sono mais leve. Para diminuir as hipóteses de ocorrência de um acordar intempestivo, convém que veja imagens reconfortantes e familiares logo ao pestanejar, aumentando assim a probabilidade de voltar a adormecer facilmente. O peluche e o quadro ou o desenho são muito importantes, porque a ajudam a perceber que o seu mundo não desabou e que está tudo conforme seria suposto.

Por todos os motivos enunciados anteriormente e mais alguns, embalar o bebé ao colo, agarrado à mama, ou na cadeira-auto de uma viatura em andamento, pode dar mau resultado. Se, por absurdo, adormecermos no nosso leito e acordarmos numa cama de pregos, provavelmente ficaremos assustados. Caso o leitor trabalhe como faquir, dirá que estou armado em mariquinhas, porque as camas de pregos até são um sitio bem fofinho para a soneca. Mas, querido faquir, desafio-o a imaginar que fecha os olhos nos seus aposentos, na sua confortável cama de pregos, e que os abre no interior de uma sala de operações ou na cela de uma prisão do Estado Islâmico! Talvez não ache muita piada, certo?

É mais ou menos isso que acontece ao menino quando adormece ao meu colo e desperta no berço, ou quando adormece agarrado à mama e acorda sem mama na boca. Eu também ficaria irritado se adormecesse a fazer conchinha com a Susana e acordasse, de madrugada, agarrado às almofadas, ou ao meu primo, que é um gajo peludo como o raio!

Eis mais um excerto do livro O Meu Filho Não Dorme. Aproveite a dica, para aumentar a probabilidade do seu filho passar noites descansadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: